27 de abr. de 2009

Informação tecnológica e para negócios no Brasil: introdução a uma discussão conceitual

AUla de 27/04 - Características da Informação Tecnológica: produção e uso

JANNUZZI, Celeste Aída Sirotheau Corrêa; MONTALLI, Katia Maria Lemos. Informação tecnológica e para negócios no Brasil: introdução a uma discussão conceitual. Ci. Inf., Brasilia, v. 28, n. 1, Jan. 1999 . Available from . access on27 Apr. 2009. doi: 10.1590/S0100-19651999000100005.

Resumo extraído do próprio texto: Discorre-se que, apesar do valor estratégico da informação, sua utilização de forma eficiente e eficaz não está plenamente consolidada no Brasil. Refere-se à falta de consenso no uso de conceitos e terminologias relacionados com a informação para indústria/empresas, focalizando, principalmente, a informação tecnológica e informação para negócios. Apresentam-se termos e conceitos referentes à indústria, tecnologia e negócios recuperados na literatura. Trata-se de uma contribuição para os estudos conceituais da área de informação tecnológica e para negócios no Brasil.

Comentário: Chama a atenção a busca por dissociar o termo "Informação Tecnológica" da idéia de Informação para negócio (Industria) e a diversas definições expostas (mais abrangentes ou restritivas) sobre seu uso referenciando-se à aquisição e desenvolvimento de tecnologia produtiva para melhoria continua de produtos e serviços (Normas da qualidade e conformidade) ou para inovação e competitividade industrial (Patentes).

Nenhum comentário: