26 de abr. de 2009

CBD0264 – Informação, Ciência e Tecnologia – Institutos de Pesquisa: tipologia e missão

Aula de 27/04/09

BORGES, Mônica Erichen Nassif; CAMPELLO, Bernadete Santos. A organização da informação para negócios no Brasil. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.2, n.2, p. 149-161, jul./dez. 1997. Disponível em: http://www.eci.ufmg.br/pcionline/index.php/pci/article/view/5/418

O texto analisa a problemática da organização da informação para negócios, sua terminologia e
sua conceituação, as tendências de sua organização em países desenvolvidos e a situação brasileira. Descreve as atividades das redes de informação tecnológica que vem desenvolvendo, de forma incipiente, algumas ações para fornecimento de informações para negócios.


DAVIG, Angela Pompeu. Serviços de informação em institutos de pesquisa industrial. Ciência da Informação, Rio de Janeiro, n.7, p. 85-92, 1978. Disponível em: http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/viewPDFInterstitial/1678/1284

Resumo extraído do próprio texto:
Serviços de informação, tais como resumos, perguntas técnicas e extensão, podem ser usados pelos institutos de pesquisa para identificar seus clientes potenciais e promover sua capacidade técnica junto a esses clientes. Descreve os serviços de informação mais comuns e a contribuição deles para os institutos de pesquisa. A seleção de usuários é considerada um importante fator para que os clientes e suas necessidades técnicas sejam identificadas de acordo com a capacidade técnica do instituto de pesquisa. Como resultado os serviços de informação estabelecem uma contínua interação entre o instituto de pesquisa e seus clientes e proporcionam a identificação da demanda de informação, serviços técnicos e pesquisa.

Abr,
Geni

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