9 de mar. de 2009

Texto: Estudo do uso de fontes de informação para inovação tecnológica na indústria brasileira

Este foi o texto que li sobre um dos conceitos que seriam discutidos na aula do dia 09/03, mais especificamente o conceito de inovação.
No artigo é apresentado o conceito dado pela Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica (PINTEC) realizada no ano de 2000 pelo IBGE.
A pesquisa "reconhece uma inovação tecnológica como sendo a implementação de processos e produtos (bens e serviços) tecnologicamente novos ou substancialmente aprimorados. Essa implementação ocorre quando o produto é introduzido no mercado [inovação de produto], ou o processo passa a ser operado pela empresa [inovação de processo]" (SUGAHARA, 2005, p. 47).
Além do conceito, o artigo analisa a intensidade com que as indústrias lidam com suas fontes de informação e quais elas julgam ser mais relevantes, se as fontes de informação internas (departamento de P&D) ou se as externas (mercado, universidades, institutos de pesquisa). A partir dessa análise, o artigo conclui que o grau de inovação de uma empresa está relacionado ao tipo de fonte de informação que ela utiliza. Assim, uma empresa que considera mais relevante obter informações de universidades e instituições de pesquisa, por exemplo, terá um grau de inovação maior do que aquela que julga as informações de mercado mais relevantes.

Referência Bibliográfica

SUGAHARA, Cibele Roberta, JANNUZZI, Paulo de Martino. Estudo do uso de fontes de informação para inovação tecnológica na indústria brasileira. Ciência da Informação. Brasília, v. 34, n. 1, p. 45-56, jan./abr. 2005.

Nenhum comentário: