27 de mar. de 2009

Referência das aulas

AULA - (09/03)
Ciência, Tecnologia e Inovação


1. Erber, Fábio Stefano. Perspectivas da América Latina em Ciência e Tecnologia. Parcerias Estratégicas, n. 8, 2000. Disponível em : http://www.fclar.unesp.br/eco/Erber(2000).pdf.

- No artigo, o autor discute as atividades científicas e tecnológicas desenvolvidas pelos diversos tipos de instituições, bem como a relação destas atividades com o contexto econômico definido pelas políticas públicas. Trata ainda das limitações existentes para as atividades de C&T na América Latina.

2. Rangel, Armênio Souza. Diagnóstico de C&T no Brasil. Ministério da Ciência e Tecnologia, Brasília, 1995. Disponível em : http://ftp.mct.gov.br/publi/PADCT/resarm.pdf.

- O autor discursa sobre o sistema de C&T no Brasil. Cita os gastos significativos que o país realiza em C&T no que tange Produto Interno Bruto (PIB), porém, mesmo com os investimentos possui pouca expressão perante a comunidade científica internacional. Rangel coloca como explicação para este fato as políticas de C&T brasileiras com foco na auto-suficiência científica e tecnológica.


AULA - (16/03)
Política de ICT: panorama histórico e atual


Pinheiro, Lena Vânia Ribeiro; Loureiro, José Mauro Matheus. Políticas Públicas de C&T, ICT e de Pós-graduação e o Surgimento da Ciência da Informação no Brasil. Disponível em : http://biblioteca.ibict.br/phl8/anexos/ict.pdf.

- Os autores comentam sobre as políticas públicas e sua relação com a Ciência da Informação brasileira.


AULA - (23/03)
Política, Economia e Regime de informação


Gonzáles de Gómez, Maria Nélida. Novos cenários políticos para a informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 1, p. 27-40, jan./abr. 2002. Disponível em : http://www.scielo.br/pdf/ci/v31n1/a04v31n1.pdf.

- A autora revisa, ao longo do artigo, conceitos sobre “política de informação”, “regime de informação”, confronta o termo “sociedade da informação” com o termo “infra-estrutura”, bem como o papel do Estado neste contexto.


AULA - (30/03)
O Serviço de Informação e o Contexto Organizacional


Borges, Mônica Erichsen Nassif. A informação como recurso gerencial das organizações na sociedade do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 24, n. 2, 1995. Disponível em : http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/551/500.

- O artigo trata da informação como um agente de transformação no ambiente organizacional. Ressalta a importância planejamento e implementação de produtos, serviços e sistemas de informação condizentes com a organização: sua missão, visão e valores.


Priscila (matutino)

Nenhum comentário: