3 de mar de 2009

Programa da disciplina 2009

Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Biblioteconomia e Documentação
Disciplina: Informação Científica e Tecnológica”
( Profa. Dra. Asa Fujino , março de 2009)




Objetivo geral: Discutir e possibilitar reflexões sobre “Ciência e Tecnologia” e os principais atores no processo de inovação científica e tecnológica. Discutir e refletir sobre as políticas de ICT e o impacto sobre a gestão de Serviços de Informação Científicos e Tecnológicos e outros Serviços de Informação Especializados.

Objetivo específico: Contextualizar e caracterizar cada Serviço de Informação no contexto organizacional ao qual pertence, a fim de refletir sobre os fatores a serem observados no planejamento de seus produtos e serviços, de forma a garantir maior relevância e pertinência ao usuário.

Metodologia: Aulas teóricas, baseadas em discussão de tópicos da bibliografia proposta pelos alunos, apresentação e discussão de contextos específicos.

Bibliografia: A bibliografia será compilada ao longo da disciplina, com a participação do(a) professor(a) e dos alunos.
Ao longo da disciplina, cada aluno(a) deverá contribuir com, no mínimo, 1 referência sobre cada um dos temas abordados nos tópicos do programa.

Avaliação: Critérios de avaliação da disciplina
 contribuição do(a) aluno(a) para elaboração da bibliografia
 participação do(a) aluno(a) nas aulas, particularmente nas discussões
 apresentação de um contexto previamente selecionado pelo aluno
 apresentação do relatório final sobre o contexto discutido


Programa:
02/03 - Apresentação da Disciplina
 Inserção da disciplina no contexto do Curso
 Apresentação e discussão do programa e da metodologia do curso
 Apresentação dos alunos
 Orientações gerais para realização das pesquisas temáticas
 Orientações gerais para realização das pesquisas de contextos especializados

09/03 – Ciência, Tecnologia, Inovação Discussão dos conceitos: Ciência, Tecnologia, Inovação, Pesquisa Científica, Pesquisa Básica, Pesquisa Aplicada, Pesquisa Tecnológica
 Políticas de C&T no Brasil: panorama histórico e diretrizes atuais
 16/03 – Política de ICT: panorama histórico e atual
 A Ciência da Informação: pesquisa e formação profissional
 Políticas de ICT no Brasil: panorama histórico e diretrizes atuais
 Políticas C,T&I e o Desenvolvimento dos Serviços de Informação


23/03 – Política, Economia e Regime de informação
 Regime de Informação centrado no Estado
 Regime de Informação centrado na Economia e no Mercado

30/03 - O Serviço de Informação e o Contexto Organizacional A Cultura Organizacional e o Serviço de Informação
 Linguagem e Cultura Organizacional
 Mediação no Serviço de Informação
 Transferência de Informação/Os Canais de Comunicação em C&T
 Os "Gatekeepers", Colégios invisíveis, Comunidades de prática


13/04 - Os Principais Agentes de Geração e Difusão de ICT
- A Universidade: análise do contexto universitário
 O tripé: Pesquisa, Ensino, Extensão
 Modelos de universidades
 A estrutura organizacional universitária
 IES – Instituições de Ensino Superior
 O papel dos Serviços de Informação em instituições acadêmicas
 Características da Informação Científica:produção e uso
 Características dos potenciais usuários

27/04- Institutos de Pesquisa: tipologia e missão Pesquisa Aplicada, Pesquisa Tecnológica, Pesquisa Industrial, P,D & E
 Estudos de Oferta e Estudos de Demanda de Tecnologia
 O Papel dos Centros de Documentação / Informação Técnica
 Características da Informação Tecnológica: produção e uso
 Características dos potenciais usuários

04/05 - A cooperação Universidade-Empresa Serviços de Informação no Contexto da cooperação U-E
 O espaço de aprendizagem
 Compatibilização de linguagens
 A universidade corporativa
 Organizações Baseadas no Conhecimento



11/05 – Discussão de contextos (Saúde)

18/05 - Discussão de contextos (Jurídica)

25/05 – Discussão de contextos (Indústria)

01/06 – Discussão de contextos (Comunicações)

15/06 = Discussão de contextos (Serviços)

22/06 – Discussão de contextos (Comércio)

29/06 – Sistematização dos contextos discutidos.
Apresentação dos relatórios finais e avaliação da disciplina

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